top of page

O DIA DAS AVES

Hoje, cinco de outubro, é comemorado o Dia das Aves!

Você com toda certeza deve ter uma ideia da importância deste dia para nós, da equipe do Projeto Aves Brasileiras. Um projeto idealizado por um jovem de quinze anos, e hoje constituído por uma equipe de voluntários, unidos pela paixão pelas aves brasileiras, trabalhando com educação ambiental. Mas o que nos fez ter essa iniciativa de proteger as aves brasileiras, o que nos move, qual a causa? Pois é exatamente sobre isso que iremos falar aqui.

As aves são com certeza uma das classes animais mais presentes nos nossos dias, seja em área urbana ou rural, você sempre poderá notá-las. Desde espécies menos chamativas como urubus e pombos, até aquelas mais coloridas, entre saíras e beija-flores cuja plumagem iridescente exibe um brilho impressionante. São mais de dez mil espécies de aves no mundo, habitando desde áreas mais quentes até os polos, cada grupo com uma devida adaptação que lhe serve no que é necessário para sua sobrevivência. No solo das matas, bacuraus que se camuflam perfeitamente entre as folhas, e nas copas os enormes gaviões florestais do gênero Spizaetus, que reinam na Mata Atlântica. Estas adaptações são de admirar aos olhos, com certeza, e é sempre incrível pensar sobre como elas chegaram até aqui, evoluindo, num processo constante que nunca acaba.

Claro que sempre terão aquelas aves que nos deixarão de queixo caído com sua magnitude ou perfeição, como o gavião-de-penacho (S. ornatus), a poderosa e brasileira harpia (H. harpya), beija-flores como o estrelinha-ametista (C. amethystina) e saíras, como a saíra-sete-cores (T. seledon). Quem nunca parou para ouvir o sabiá cantar na primavera, ou para ver um beija-flor "namorar" cada flor de um colorido arbusto? São pérolas que a natureza nos oferece, e que de uma forma ou outra nos encanta.

Pois é disso que falamos quando dizemos sobre a importância de preservar as aves, e toda a natureza que nos cerca. O Projeto Aves Brasileiras tem como foco principal as aves de nosso imenso país, mas você deve saber que, para a natureza funcionar, aves serão apenas mais uma peça na engrenagem. Cada espécie possui sua devida importância, e é um dever nosso respeitar elas. Porque mais do que respeito, precisamos de compaixão. Mais do que aceitar, precisamos abraçar cada causa, como se cada uma fosse a solução para tudo (e num conjunto elas serão). Mais do que se comover, precisamos nos mover. Quem fará, senão você? Bora preservar! A equipe do Projeto manda um grande abraço para todos que acompanham nosso trabalho!

Texto: Lucas Menegon, idealizador do Projeto Aves Brasileiras.

Foto: João Sérgio Barros, integrante do Projeto.

bottom of page