top of page

O RESSURGIMENTO DE UMA ESPÉCIE

Todos os observadores de aves e bom entendedores da biodiversidade brasileira possuem uma noção da grandeza de nossa ornitofauna, e desta grandeza, sabem que muitas espécies ainda não foram descobertas. Mas, além destas, todos sentem a perda de aves em nosso país, muitas antes vistas em abundância acabaram por serem extintas pelas ações humanas, e outras estão à beira de desaparecerem. O mundo das aves quando relacionado ao nosso, raramente será visto como um mar de rosas, mas como uma relação complicada.

Porém, em 2015, muitos presenciaram pelas redes sociais e reportagens jornalísticas o ressurgimento de uma antiga e bela espécie. A rolinha-do-planalto (Columbina cyanopis) foi, com toda certeza, uma das maiores descobertas da década e talvez do século. A espécie que estava extinta há 75 anos foi

finalmente avistada e registrada pelo ornitólogo Rafael Bessa no interior do estado de Minas Gerais. Esta incrível rolinha (de mesma família que os demais pombos, inclusive os domésticos) era então considerada extinta por vários estudiosos, mas com relatos de observação sem confirmação de espécie que surgiam em estados vizinhos, foi cogitado ser mais correto não descartar a hipótese de que a espécie resistia em meio ao Cerrado. E estavam corretos.

Anteriormente, a rolinha-do-planalto era reconhecida em museus e coleções, sem informações sobre seus hábitos, comportamento e vocalização, o que dificultaria uma possível redescoberta da espécie. Houveram cinco espécimes coletados no Mato Grosso entre 1823-1825, um indivíduo em Itapura, São Paulo (1905), e dois em Goiás, por volta de 1940. Após estes, relatos de avistamentos nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás desafiam os estudiosos de que a espécie sobreviva ainda com algumas populações não registradas.

O ornitólogo Rafael Bessa, reconhecido pela redescoberta da rolinha no estado de Minas Gerais, encaminhou o amigo Wagner Nogueira ao local do avistamento, onde foram feitos registros de uma pequena população de 12 indivíduos, sobrevivendo no bioma Cerrado, em um campo rupestre que faz parte da Cadeia do Espinhaço (Serra do Espinhaço).

Foi observado que a rara espécie habita os campos sujos, cerrados e campos rupestres dentro deste bioma, e com tal descoberta, organizações como o SAVE Brasil, financiados pela Fundação Grupo Boticário, se esforçam em estudar a espécie e de alguma forma, transformar a área onde foi avistada a população em uma RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural), com fim de evitar a extinção da recém encontrada espécie, uma das mais raras e ameaçadas do mundo. A “Rainforest Trust”, uma ONG norte-americana, é a parceira internacional do SAVE Brasil na compra de uma propriedade onde se encontra a única população desta ameaçada espécie. Esta ONG já adquiriu 63% dos fundos necessários para compra, e para cada dólar arrecadado, outro será adicionado por um doador anônimo.

Além do fato de ser uma espécie criticamente ameaçada, a rolinha-do-planalto é admirada pela sua beleza. Plumagem canela, marrom-avermelhado e branca no crisso, com pontos de tonalidade azul-cobalto brilhante nas asas, e os incríveis olhos de íris azul escuro que rendem o epíteto científico “cyanopis”, que significa “olhos azuis”.

A principal ameaça a esta e outras várias espécies endêmicas do bioma Cerrado é sua destruição massiva, com objetivos de converter os campos para agropecuária e as queimadas desenfreadas (incêndios florestais) que anualmente destroem este lindo bioma brasileiro.

E então, vamos preservar? Para doar fundos para preservação desta espécie, acesse o link: https://www.rainforesttrust.org/…/first-protection-redisc…/….

A imagem abaixo, cedida exclusivamente pelo admirado ornitólogo Wagner Nogueira para nosso uso, é totalmente inédita, nunca exibida anteriormente. Existem aproximadamente treze registros desta espécie exibidos.

Texto: Lucas Menegon. Imagem: Wagner Nogueira (agradecimento especial da equipe do Projeto por ceder a imagem).

Fontes: http://www.savebrasil.org.br/programa-…/rolinha-do-planalto/ http://www.wikiaves.com.br/rolinha-do-planalto http://conexaoplaneta.com.br/…/a-brasileirissima-rolinha-d…/


bottom of page