top of page

A ARTE DE OBSERVAR

O birdwatching é um antigo hobby conhecido mundialmente, que consiste em observar as aves na natureza, em seu habitat natural. Para iniciar essa arte é necessário o uso de alguns equipamentos básicos que são utilizados frequentemente até por amadores, até experientes. Os binóculos e/ou lunetas são quase indispensáveis. Existem vários modelos e tamanhos que facilitam muito a observação da ave à distância, permitindo muitas vezes até sua identificação. O recomendado para observação é de sete a dez vezes de aumento, suficiente para ver detalhes da ave.

Muitos utilizam o uso de um gravador de som ou playback, para a gravação, identificação e reprodução de cantos das aves, a fim de atrair essas espécies. Hoje em dia é comum o uso do celular e outros aparelhos digitais que substituíram os antigos gravadores analógicos, pois, além de serem pequenos e leves podem reproduzir cantos das aves a partir de gravações tiradas da internet. Porém o uso de playback para atrair aves é muito controverso e exige algumas limitações, como por exemplo, não exagerar no volume (as aves ouvem melhor do que nós e sons altos podem transmitir a impressão de que a ave emissora é invasora, o que pode ocasionar no estresse das aves e afugentar as mesmas). O Ideal é simular o volume natural de espécie. Não reproduzir o som de uma espécie por mais de dois minutos de intervalo e pelo menos três minutos entre uma reprodução e outra, pois algumas espécies podem demorar na resposta. Tocar o playback na mesma área por vários dias pode induzir a espécie a abandonar o local. Não insista sempre no mesmo lugar. Nunca usar o playback próximo aos ninhos ou suspeita de ninhos, ou em áreas de pesquisa ornitológicas sem devida autorização. Estabelecer uma distância de no mínimo quatrocentos metros entre um ponto à outro para não atrair o mesmo indivíduo em áreas diferentes, e poupá-lo do estresse e gasto de energia. Logo, uso do playback deve ser usado com moderação.

O equipamento que não pode faltar na sua "passarinhada" é a câmera fotográfica. Hoje existem no mercado vários modelos de câmeras, mas nem todas são indicadas para o birdwatching. O recomendado é uma câmera DSLR, Mirrorless ou Superzoom, que além da boa resolução, você pode controlar a luminosidade, exposição, velocidade do obturador, abertura, foco e zoom que vão facilitar muito o registro das aves em determinadas situações. O uso de um tripé também é indicado para garantir que a foto não saia tremida, ideal para imagens de aves que estão à grande distância. Os celulares de última geração têm algumas funções semelhantes às das máquinas fotográficas, exceto o zoom que não tem a mesma qualidade, porém na falta de outros equipamentos, um celular pode ajudar a registrar esses momentos lindos.

Claro que além destes eletrônicos, você pode fazer sua passarinhada apenas com anotações a partir da observação. Anotar a espécie e suas características em uma caderneta, por exemplo, o que facilita a contagem de espécies. Claro que não é o mais indicado depender apenas de anotações, pois é fácil se confundir em relação a espécie e uma boa imagem dela seria crucial para identificação correta.

E então, já que agora você sabe o que usar em campo, bora passarinhar?

Texto: Luiz Rogério Zafalon.


bottom of page