A COLORAÇÃO DA CERA DO BICO DOS CARACARÁS
O que a coloração da cera do bico quer dizer?
Um dos fatos menos conhecidos pelas pessoas, sejam estudiosos ou não e que geralmente causa muitas dúvidas é a coloração variada da cera do bico, observada em espécies como o carcará (Caracara plancus) e carcará-do-norte (Caracara cheriway).
A cera é a parte nua presente na base do bico das aves, visível principalmente em rapinantes, pombos, papagaios e semelhantes. Neste geralmente estão abrigadas as narinas da ave, com outras funções, servindo para diagnosticar a idade da ave, fase reprodutiva e no caso de alguns, o “humor” da ave.
Muitas pessoas com certeza já notaram que os carcarás possuem cores de cera diferentes, variando de indivíduo para indivíduo, em determinadas situações. Isto se deve ao fato de que estas aves possuem uma alta vascularização desta área da face, e quando eles se agitam, cortam esta vascularização temporariamente, então a cera passa de um vermelho róseo para tons amarelados ou pálidos. Estas mudanças, curiosamente, podem ocorrer em poucos segundos.
É observado que, quando os carcarás estão excitados, agitados, brigando por alimento, sua cera apresenta coloração pálida, o que permite demonstrar submissão ao seu agressor, deixando claro que não necessita de uma luta e prevenindo que consequentemente ele acabe se ferindo. Já os agressores, para mostrar superioridade, demonstram sua cera avermelhada, como acontece quando a ave está “relaxada”, o que pode servir para prevenir uma briga por alimento com sua chegada. Logo, estas mudanças não devem ser interpretadas apenas para questão de estar "relaxada" ou excitada, mas também se tornam importantes meios de comunicação entre os indivíduos.
Vale ressaltar que, a cor da cera do bico pode servir como dimorfismo sexual em outras espécies de Falconídeos, como os chimangos (Milvago chimango) ou variam conforme a idade da ave, como no caso do falcão-peregrino (Falco peregrinus) e falcão-de-coleira (Falco femoralis), onde o jovem da espécie possui cera acinzentada e o adulto, amarelada. Em rapinantes como o quiriquiri (Falco sparveius), a cera torna-se brilhante durante o período reprodutivo, servindo como aviso de aptidão sexual.
Como você observou, a alteração da coloração da cera do bico destes rapinantes pode dizer mais do que imaginou. Importantes nas relações sociais destas aves, e importantes ferramentas a serem observadas para um estudo destas espécies, tornando cada vez maior nossa curiosidade.
Fonte: http://blog.avesderapinabrasil.com/2017/08/cor-da-cera-e-o-humor-dos-caracaras.html
Texto adaptado por Lucas Menegon.
Imagens: Nielle Trindade e João Souza.