top of page

ATRAÇÃO ATRAVÉS DAS PLANTAS

Muitos dizem que para observar aves, é necessário ir onde a humanidade ainda não fincou terreno. Também dizem que a única forma de protegê-las é criando locais próprios, como unidades de conservação. E se nós te falássemos que estas coisas podem ser feitas da forma mais simples do que você imagina?

Um método que pode ajudar a proteger nossas aves e atraí-las, você pode ser fazer até mesmo no quintal de sua casa ou na varanda de seu apartamento. O plantio de espécies vegetais que atraiam aves, para alimentação de frutos, flores ou outros animais que vivem entre as folhas (como insetos), para construção de ninhos ou fornecendo material para o mesmo, podem ser úteis às aves ao mesmo tempo em que enfeitam seu jardim.

As plantas com potencial de atração de aves devem ser de preferência, plantadas há uma distância considerável de encanamentos (pois algumas árvores podem possuir raízes agressivas que se infiltram e prejudicam o encanamento), mas isto depende do porte da planta. Quanto maior o porte, mais distante deve ser plantado para evitar prejuízos. Deve se considerar também outras características da espécie a ser plantada, para evitar descontentamento e problemas futuros, como queda exagerada de folhas, raízes agressivas, porte, e características de seus frutos, uma vez que é comum atraírem abelhas e outros insetos que podem ser ameaça para pessoas alérgicas.

Árvores sempre atrairão aves, não importa se são frutíferas ou não, no entanto, algumas atraem bem mais espécies do que outras e estas que possuem maior poder de atração são muitas vezes as que oferecem frutos e flores, além de abrigo e material para confecção de ninhos. Espécies que produzem frutos atraem insetos que podem ser predados pelas aves e claro, os frutos servem de alimento para as mesmas. Flores, geralmente as vermelhas (pois tons de vermelho atraem mais aves, o que está relacionado à visão diferenciada delas e o fato de que esta cor se destaca mais entre a vegetação), atraem andorinhas que buscam os insetos voadores que rondam a árvore, mas principalmente, chamam a atenção de beija-flores e outras aves que buscam o néctar adocicado como fonte de energia.

Frutíferas atrairão principalmente aves como sanhaços, saíras, jacus, tucanos, papagaios, japus e outras infinitas espécies com dieta alimentar baseada em frutos. Já as que são vistas pelas flores, atrairão beija-flores, cambacicas, saís, encontros e alguns sanhaços.

As plantas podem ser plantadas diretamente no solo, em vasos dependurados a certa altura ou canteiros, o que depende de seu crescimento. Plantas como brinco-de-princesa, um ótimo atrativo para beija-flores, podem ser plantadas em vasos dependurados. Outros, como abacateiros, devem ser plantados no solo, sendo um ótimo atrativo para sabiás em geral.

O uso de bebedouros para beija-flores é algo delicado de se tratar, pois há chances de um fungo acabar se desenvolvendo e contaminar a ave, ou um produto químico presente no recipiente ou na água prejudicar o beija-flor, por isso necessita de mais cuidados do que se imagina. Este assunto será tratado mais tarde em outro texto do Projeto.

Abaixo, citamos algumas espécies de plantas com grande potencial de atração de aves e que podem ser encontradas à venda em floriculturas. Vale lembrar que sempre se deve ter preferência por espécies nativas do bioma, pois espécies exóticas podem vir a se tornar invasoras uma vez que acabam ocupando a função de espécies nativas, substituindo-as.

Plantas cujas flores atraiam aves: Paineira-rosa (Ceiba speciosa); Eritrina (Erythrina falcata); Mulungu (Erythrina mulungu); Mulungu-do-litoral (Erythrina speciosa); abutilon (Abutilon stritus); Sálvia-vermelha (Salvia coccinea); escova-de-macaco (Combretum fruticosum); russélia (Russelia equisetiformis); escova-de-garrafa (Callisteman sp.); malvavisco (Malvaviscus arboreus); amélia (Hamelia patens); camarão-amarelo (Pachystachys lutea); brinco-de-princesa (Fuchsia sp.); marianinha (Streptosolen jamesonii); Camarão-escarlate (Pachystachys coccinea); Rosa-da-mata (Brownea macrophylla).

Plantas nativas cujos frutos atraem aves: aroeira-brava (Lithraea molleoides); abiu (Pouteria spp.); abricó-de-praia (Labramia bojeri); açaízeiro (Euterpe oleracea); araçá (Psidium cattleianum); buriti (Mauritia flexuosa); capororoca (Myrsine coriácea/Myrsine ferrugiena); canela-preta (Ocotea sanctaecatharinae); embaúba (Cecropia sp.); figueira (Ficus guaranitica); fruta-do-sabiá (Acnistus arborescens); guabiroba (Campomaneisa xanthocarpa); grumixama (Eugenia brasiliensis); jabuticaba (Myrciaria cauliflora); jacatirão (Miconia cinnamomifolia) jatobá (Hymenaea spp.); jerivá (Syagrus romanzoffiana); miconia (Miconia prasina); palmito-juçara (Euterpe edulis); pau-rosa (Aniba rosaeodora); pitanga-vermelha (Eugenia uniflora); porangaba (Cordia ecalyculata); quixabeira (Sideroxylon obtusifolium); uvaia (Eugenia pyriformis).

Fontes:

http://beijafloreseplantas.blogspot.com.br/

https://conexaoplaneta.com.br/blog/74-arvores-brasileiras-que-atraem-aves/


bottom of page