A AMEAÇA DOS REFLEXOS
Poucos sabem, e muitos ignoram este fator de risco que todos os anos causa mortes e acidentes graves de milhares de aves. As vidraças, reflexivas ou transparentes, localizadas em casas, prédios e demais construções causam anualmente mais de cem milhões de mortes de aves somente nos EUA por ano, e mais de duzentas e cinquenta mil colisões na Europa por dia. Os números aumentam a cada dia pelo descaso na construção destes prédios, ao redor de áreas verdes, e pelo aumento do uso destas vidraças em residências, uma vez que se tornou uma característica quase "indispensável" na arquitetura urbana. Para se ter uma ideia, esta é a segunda maior ameaça mundial às aves depois apenas da destruição dos habitats dos mesmos.
Segundo estudos ainda em desenvolvimento, há mais de uma explicação para isto. Como as aves enxergam um plano de cores diferente do nosso, somado ao reflexo do céu (que dá impressão de se contínuo e não uma vidraça) e a diferente incidência de luz solar de diferentes ângulos, acabam se confundindo com os reflexos e simplesmente não as percebem muitas vezes, colidindo com força contra a mesma. Além disso, com o crescimento do uso das vidraças, desenvolvimento de centros urbanos, a localização imprópria das mesmas (prédios com vidros reflexivos em beirais de matas e Unidades de Conservação, por exemplo), e outros problemas, como o fato de algumas estarem localizadas dentro da rota de migração de muitas aves e estas acabam a colidir com os prédios, aumentam esta porcentagem de acidentes. O uso de vidros espelhados em áreas naturais é uma enorme complicação para as aves.
Outra causa deste tipo de acidente, porém muito menos comum, é o fato de que espécies territorialistas "brigam" com o próprio reflexo (uma vez que aves não se reconhecem em reflexo) e acabam sendo vítimas deste enorme problema.
A colisão com vidraças muitas vezes leva à morte, com hemorragias internas cerebrais ou nos demais órgãos, fraturas, trauma craniano e cervical e desorientação da ave, que então fica suscetível aos ataques de predadores urbanos (gatos e cães).
É importante ressaltar a diferença em colisões com vidraças e "brigas" de aves com espelhos. Nas brigas, raramente ocorre algo grave, porém serve de aviso para aqueles que não creem que aves possuem certo "problema" com reflexos. Já nas colisões, ocorrem em durante o voo, e se tornam fatais conforme a velocidade da ave durante o mesmo, e são infinitamente mais causadoras de mortes do que as "brigas".
Entre as soluções, todas de fácil acesso e nenhuma danificando a entrada de luz natural, é uso de adesivos de aves de rapina em janelas, uso de películas, adesivos em forma de listras para que as aves vejam como uma barreira, afastar comedouros atrativos de janelas e utilizar telas de proteção.
Infelizmente, a rica biodiversidade do Brasil e a falta de mobilização para solucionar estes graves problemas causa a morte de milhares de espécimes de nossa ornitofauna, com certeza. As soluções são simples, que tal ajudar a resolver este problema?