top of page

A ARTE DE OBSERVAR AS AVES

Você deve saber que o birdwatching, conhecido também como observação de aves, é uma prática que vem crescendo cada vez mais pelo mundo. Observar aves, de diversas cores e de uma infinidade de tamanhos, nos aproxima da natureza, e desta forma de torna um eficaz combatente ao stress e à ansiedade.

Com cada vez mais adeptos, fotógrafos de natureza profissionais ou amadores, biólogos ou pessoas de qualquer outra formação, pessoas de qualquer idade e de qualquer lugar podem praticar a observação. Aves estão presentes tanto nas grandes e mais desconhecidas matas quanto em grandes centros urbanos. Mas claro, a beleza em observar aves está em se embrenhar nas matas, próximo aos rios e outros animais, e sentir o ar puro destes lugares tão belos.

Mas para você que se pergunta, como observar aves? Quando é o melhor para se dedicar à esta prática dita tão maravilhosa? A resposta está em cada pessoa, aqueles que simplesmente observam, aqueles que fotografam e correm matas para registrar, os que madrugam para ver as mais raras aves e aqueles que simplesmente ocupam seu tempo livre sentados, observando aves presentes no cotidiano. Observar aves varia de acordo com o tempo e a vontade de cada pessoa. Siga para as matas mais preservadas, áreas de preservação, locais onde o ser humano ainda não fincou sua selva de pedra. Um fundo de quintal pode conter uma linda biodiversidade, basta observar bem e ter paciência, e verá muito mais do que pensou encontrar lá. Já uma mata fechada, você encontrará o inimaginável, aves de plumagem exuberante e comportamento diferenciado.

E quando observar? Simples. Verão é a época em que as aves não veem problemas em permanecer em seus locais de origem, pois o calor não as ameaça. Já o inverno, onde o frio é constante e as árvores nem sequer frutificam (diferente em épocas mais quentes, que as flores e frutos estão abundantes), as aves acabam migrando para regiões mais quentes. Logo, será mais fácil observar aves durante o verão e primavera, em árvores e arbustos frutíferos ou em praias. Pode esperar observar aves migratórias, como batuíras, que em bandos visitam praias, manguezais e lamaçais, principalmente ao longo do litoral.

Em relação aos horários, é fácil calcular. Logo quando as aves acordam, elas buscam seu alimento e começam a cantar, enquanto o dia amanhece (este horário seria em torno das seis horas da manhã). Depois, pouco antes da tarde, elas voltam a buscar alimento em quantidade e tornam a ficar bem ativas (entre às nove horas e dez, quase onze horas). O último horário, quando elas também mais ativas, é logo antes de procurar abrigo para dormir, ou seja, antes de anoitecer (a partir das quatro horas da tarde até às cinco). Fora estes horários, aves preferem dias nublados, de tempo nem tão quente ou tão frio, ou dias ensolarados, uma vez que tempos de chuvas fortes e ventos velozes podem dificultar seu movimento e levar à hipotermia.

Durante a noite, também é possível observar algumas aves. Corujas (Strigiformes), mães-da-lua (Nyctibiiformes) e curiangos (Caprimulgiformes) são aves noturnas e de plumagem discreta, vistas em restingas, matas, brejos ou banhados, cerrados e semelhantes. Sabe-se que corujas geralmente (há algumas exceções) são vistas muitas vezes em galhos de árvore ou mourões, nem tão próximos do chão, após o anoitecer e antes do amanhecer. Mães-da-lua são vistas em galhos secos e verticais durante o dia (onde se camuflam e permanecem), e a noite tornam a caçar insetos voadores em locais arborizados. Já os curiangos podem ser vistos em estradas de terra, em solos de matas, galhos de árvores meio horizontais, beiras de rios e campos pedregosos, com algumas espécies migratórias. Durante a noite realizam voos com o bico aberto, capturando insetos.

Mas lembrando que, o birdwatching pode sim se tornar uma prática profissional tanto como um passatempo. É mais simples do que se imagina observar aves, e é o inimaginável que se encontra quando se tem paciência para isso.


bottom of page